terça-feira, 25 de setembro de 2012

Que trem é este, sô, cerveja até com gosto de fumo de rolo?

Dentre os mais premiados do mundo por suas invenções etílicas, os cervejeiros artesanais mineiros, cansados da mesmice das cervejas industrializadas, estão cada vez mais criativos e ousados. 
Os mineirinhos já servem cervejas com sabor de jabuticaba, pitanga, cachaça, fumo de rolo (êta fumo!), boldo, polvilho, pétalas de flor e – claro que não poderia faltar – até o tradicional doce de leite. 
As ousadias cervejeiras são maiores em Minas mas acontecem também em outros cantos do Brasil, aderindo a idéias fermentadas também com abóbora, mel, amora, pimenta e tudo mais que puder resultar numa boa cerveja.

Esse é um dos resultados do movimento slow bier, cujo slogan é “beba pouco, mas beba bem” (mas se quiser beber muito, pode também). Ele foi criado para incentivar o uso de ingredientes locais e valorizar a cultura regional, assim como fizeram os adeptos do slow food em defesa da culinária tradicional de diversos países, ameaçada de desaparecimento pela massificação e impessoalidade do fast food.

Nota dos editores: esta é uma colaboração do nosso correpondente na terra do trem bão, Wilson Renato Pereira. Uilsim, só uma perguntinha: tem cerveja com sabor de cerveja também?

Um comentário:

Uilsim disse...

NOTA DO AUTOR: CABE UMA FUNDAMENTAL EXPLICAÇÃO: O RESULTADO FINAL É UM SABOR DE CERVEJA, DA MELHOR QUALIDADE, CLARO, NÃO DOS INGREDIENTES ADICIONADOS. O QUE OS CERVEJEIROS ARTESANAIS MINEIROS CONSEGUEM É UM SABOR INTRIGANTE, MUITO AGRADÁVEL, MAS MARCANTE DE MALTE DE CEVADA COM LÚPULO. PARA ALGUMAS PESSOAS, ACOSTUMADAS SÓ COM OS INSÍPIDOS E INODOROS SUCOS DE ARROZ, MILHO E ÁLCOOL COM QUE AS GRANDES CERVEJARIAS INUNDAM O MERCADO, PODE HAVER ESTRANHAMENTO INICIAL, MAS DEPOIS SE APAIXONAM, COMO EU, QUE SÓ TOMO CERVEJA ARTESANAL AGORA, CADA DIA UMA DIFERENTE, PESQUISANDO NOVOS SABORES, ALGUNS MAIS LEVES, OUTROS MAIS FORTES, MAS GOSTO DE CERVEJA SEMPRE. OBSERVEM QUE NOS RÓTULOS DAS MARCAS TRADICIONAIS ESTÁ ESCRITO "CEREAIS NÃO MALTADOS", OU SEJA, NADA DE CEVADA, MAS MILHO, ARROZ OU QUALQUER OUTRO CEREAL QUE ESTEJA MAIS BARATO E POSSA DAR MAIS RENTABILIDADE AO FABRICANTE. SUGIRO EXPERIMENTAR AS MARCAS ARTESANAIS MINEIRAS WÄLS, FALKE, AUSTRIA,ARTESAMALTE (ESTILOS PILSNER, INDIA PALE ALE, STOUT) OU AS PAULISTAS BADEN BADEN E COLORADO, A PARANAENSE EISEBAHN, A GAÚCHA BODEBRAU, A CARIOCA THEREZOPOLIS, ENTRE OUTRAS. DIFÍCIL FAZER POR MENOS DEPOIS E ENCARAR CERVAS DE ATACADÃO.