quarta-feira, 13 de junho de 2012

O tempo passou na janela


Foto enviada pelo grupo de facebook Raiz do Samba


Pois é, desde os mais remotos tempos, eles já frequentavam botecos. 
A garrafa de cerveja já não aparecia. 
Afinal de contas, tinham uma fama a zelar naquele presente e neste futuro.

Mas, pensando bem, que mal haveria se a garrafa aparecesse. 
Não era ainda tempo do merchandising e nem perseguiam mocinhos artistas que bebiam....

Bom, mas o que a foto fala alto para a gente é sobre a saudade. 
E é sobre esta danada que vamos divagar aqui na voz de Paulinho da Viola, Chico Buarque, Edu Lobo e Toquinho.
Como o nosso blog não compra briga pequena, alguns dizem que o da foto, de costas, é Edú, mas outro teimam que é Toquinho (cartas à redação), vamos mencionar os dois aqui. Afinal, time que se preza sempre arruma lugar para todos os craques.

Paulinho diz em seu documentário:
"Meu tempo é hoje. Não vivo do passado, o passado é que vive em mim".

E numa das músicas mais famosas, relata: 
"Foi um rio que passou em minha vida e meu coração se deixou levar". 

Já Chico nos conta em “Tanta Saudade” que  
"a fonte nunca mais que seca, ai saudade ainda sou moço
Aquele poço não tem fundo, é um mundo e dentro é um mundo
e dentro é um mundo e dentro
É o mundo que me leva".


No que responde Edú Lobo:
"Era um, era dois, era cem
Vieram prá me perguntar:
"Ô voce, de onde vai
de onde vem?
Diga logo o que tem
Prá contar"...

Parado no meio do mundo
Senti chegar meu momento
Olhei pro mundo e nem via
Nem sombra, nem sol
Nem vento..."


Toquinho, como bom jogador arremata, de primeira:
"Tudo bem, nada a reclamar
O tempo tem seu tempo pra passar.
A vida muda, como o vento, a direção
E o que passou não dá mais pra voltar, não.

Cada olhar, gestos e expressões;
Momentos bons, anseios e emoções
Se perdem na fumaça da recordação,
E o que passou não dá mais pra voltar, não".


Nenhum comentário: