terça-feira, 14 de julho de 2009

Pés sujos na Lapa paulistana





Presença obrigatória em qualquer cartão postal do tradicional bairro da Lapa paulistana, terra de imigrantes italianos, o Mercadão da Lapa está seguindo o mesmo caminho do também centenário Mercado da Cantareira.

O da Lapa, não recebeu o mesmo volume de recursos para ser revitalizado, mas nem por isso perdeu o trem da história.
E o sábado dos moradores da Lapa, Leopoldina, Anastácio, Freguesia, Pirituba, Vila Romana e tantos outros bairros adjacentes, tem o mercado como endereço certo.

São milhares de visitantes, que após o footing nas ruelas de onde surgem frutas de todas as origens, verduras, carnes e peixes, arreiam as sacolas de compras e se dedicam ao extraordinário hobby de degustar cervejas e mais cervejas de garrafa, acompanhadas de tradicionais tira gostos, como os tremoços, azeitonas pretas e verdes, sardinhas, picles de todas as cores e, porque não?, sanduíches e mais sanduíches de mortadela.

E o nosso correspondente de Brasília, Chico Almeida, paulista de tradição, sempre que está em Sampa, não deixa de freqüentar o Mercadão da Lapa, o mineiro buteco Valadares e, pra arrematar, o bar das Putas na Consolação, também conhecido como Sujinho (sem foto).
Uma característica especialíssima: todos servem cerveja em garrafa.

Nenhum comentário: